Para dispositivos de entrada ou hardware HID que não estão alinhados às especificações ou que necessitam de soluções alternativas de hardware, geralmente é necessário um novo driver de kernel Linux ou, pelo menos, adicionar peculiaridades ao código do driver de kernel existente.
Com os longos ciclos do kernel e outros fatores, o (e)BPF tem sido considerado uma solução potencial para enviar correções de suporte de hardware de forma mais rápida. Nesse contexto, surge o projeto udev-hid-bpf, escrito em Rust, pronto para auxiliar nesse esforço.
Peter Hutterer, especialista em contribuições da Red Hat, recentemente compartilhou insights sobre o projeto udev-hid-bpf, no qual está trabalhando em conjunto com Benjamin Tissoires, também da Red Hat. O udev-hid-bpf oferece ferramentas para corrigir os dispositivos HID usando eBPF, com os programas eBPF ainda sendo escritos em C.
O HID-BPF tem se mostrado uma abordagem interessante para lidar com hardware HID peculiar ou com bugs, e o udev-hid-bpf está ajudando a tornar esse esforço uma realidade. Peter explicou que, para consertar os dispositivos, geralmente é necessário ajustar o descritor de relatório ou corrigir o relatório. Embora isso possa ser feito em um driver de kernel personalizado, um programa HID BPF é muito mais conveniente.
O udev-hid-bpf é uma ferramenta que simplifica o desenvolvimento e o teste de programas HID BPF. Com um simples comando de compilação e instalação, qualquer programa BPF aplicado aos dispositivos será carregado automaticamente na próxima vez que forem conectados.
Para quem deseja saber mais, a documentação do udev-hid-bpf está disponível no FreeDesktop.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário