A Intel deu mais um passo rumo à modernização de seu suporte, seguindo os passos do GCC, ao remover completamente o suporte para os aceleradores Xeon Phi no compilador LLVM/Clang 19.
Desde o início deste ano, com o LLVM/Clang 18, o suporte para os aceleradores Xeon Phi Knights Mill e Knights Landing já estava sendo tratado como obsoleto. Agora, com o lançamento planejado do LLVM 19 para setembro, esse suporte foi completamente eliminado.
Essa decisão segue a tendência iniciada pelo GCC 14, que já havia marcado o suporte para o Xeon Phi como obsoleto e agora, no GCC 15 Git, o código foi removido.
Ao justificar a remoção do suporte, a Intel apresentou vários argumentos:
- Oficialmente, a INTEL anunciou o EOL (fim de vida útil) desses produtos em agosto de 2017.
- Além disso, o suporte do clang/llvm para esses produtos ainda estava incompleto. Por exemplo, os alvos knm possuem instruções AVX5124FMAPS, mas seu suporte intrínseco e de montagem estava ausente. É notável que avx5124fmaps ainda estava listado em llvm/include/llvm/TargetParser/X86TargetParser.def.
- O suporte inadequado às vezes resultava em mau desempenho devido ao uso incorreto das opções.
- Era possível reivindicar essa mudança nas notas de lançamento para notificar os usuários que intencionalmente usavam esses alvos para que voltassem a versões anteriores.
- Tanto o ICC quanto o ICX já haviam removido o suporte e emitido erros.
- A Intel também tinha o objetivo de remover o suporte no GCC para reduzir o esforço de manutenção.
Portanto, com o commit mais recente, o suporte para os aceleradores Knights Mill e Knights Landing ISA foi oficialmente removido.
Este movimento reflete a visão da Intel de direcionar recursos para as tecnologias mais recentes e suportadas, acompanhando o ritmo das demandas do mercado e mantendo a eficiência dos compiladores.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário