Em 2021, o Linux 5.13 introduziu um driver “HWMON” para o monitoramento de hardware, permitindo o suporte ao sensor dos produtos de refrigeração líquida multifuncionais NZXT Kraken.
Desde então, mais coolers NZXT Kraken AIO foram incorporados ao kernel Linux. E com a chegada do próximo kernel Linux 6.10, os mais recentes coolers de CPU NZXT Kraken serão suportados.
No Kernel Linux 6.10, os coolers de CPU multifuncionais NZXT Kraken 2023 (padrão) e NZXT Kraken 2023 Elite serão compatíveis com o driver existente “nzxt-kraken3”. Essas versões mais recentes do produto NZXT Kraken são muito parecidas com os modelos anteriores, com exceção das diferenças na configuração da curva do ventilador.
O driver NZXT-Kraken3 permite o monitoramento da temperatura do líquido e da velocidade da bomba, além do controle PWM. Ele também suporta a exposição ao espaço do usuário Linux da velocidade e do funcionamento do ventilador conectado, juntamente com controles PWM. O driver do kernel NZXT Kraken não lida diretamente com os LEDs RGB ou a tela LCD presentes em alguns dos modelos Kraken, deixando essa tarefa para softwares de espaço do usuário, como o liquidctl.
O suporte ao cooler NZXT Kraken 2023 está atualmente na fila para inclusão por meio do patch no branch “hwmon-next” do subsistema de monitoramento de hardware, aguardando a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.10.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário