Em uma revelação emocionante no ISC High Performance 2024, a Intel, HPE e o Argonne National Laboratory anunciaram que o Supercomputador Aurora ultrapassou a barreira do Excascale. Atualmente, o Aurora detém o título de supercomputador AI mais rápido em existência.
O Aurora fez sua estreia em novembro passado, ocupando o segundo lugar na lista TOP500 como um lançamento parcial. No entanto, com a lista de primavera do ISC 24 agora disponível, o Aurora tem uma exibição ainda melhor. O supercomputador Aurora é composto por 21.248 processadores Intel Xeon CPU Max Series e 63.744 aceleradores Intel Data Center GPU Max Series (GPUs). O Aurora está distribuído em 166 racks com 10.624 lâminas de computação HPE.
No benchmark HPL LINPACK, o Aurora ficou em segundo lugar com 1.012 Exaflops, utilizando 9.234 nós (87% do supercomputador total). No benchmark HPCG, o Aurora ficou em terceiro lugar com 5.612 TF/s, representando 39% da máquina total. Portanto, é seguro dizer que o Aurora seria o mais rápido se totalmente utilizado, embora pareça que a inicialização ainda está em andamento ou pelo menos no momento da submissão do benchmark. O Aurora lidera para AI com 10.6 Exaflops com HPL-MxP.
A Intel agora está divulgando os benefícios do próximo Intel Xeon 6 (Granite Rapids) e, mais adiante, o emocionante Falcon Shores.
Até a príóxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário