FERRAMENTAS LINUX: Avanços na abstração Rust para o código do Sistema de Arquivos Virtual (VFS) do kernel Linux

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Avanços na abstração Rust para o código do Sistema de Arquivos Virtual (VFS) do kernel Linux

 


No final de 2023, foram introduzidas abstrações Rust para o código do Sistema de Arquivos Virtual (VFS) do kernel Linux. 

Esses patches, cortesia do engenheiro da Microsoft, Wedson Almeida Filho, agora estão em sua segunda iteração. Além de várias melhorias nas ligações Rust VFS, os novos patches trazem um driver de sistema de arquivos EXT2 Rust em desenvolvimento.

Com o “pedido de comentários” original sobre as abstrações do Rust VFS em outubro passado, havia duas implementações de sistemas de arquivos como usuários das abstrações: Tarfs e PuzzleFS. O PuzzleFS é um sistema de arquivos para containers e o Tarfs é um sistema de arquivos baseado em arquivos Tar. Agora, com os patches do RFC v2 postados hoje, também há um driver EXT2 Rust em desenvolvimento para exercitar as abstrações no Rust.

Sim, é EXT2 e não EXT4. Embora o EXT2 seja originário dos anos 90 e não veja muito uso real no Linux em sistemas modernos, implementar o EXT2 em Rust é um ponto de partida mais fácil do que optar pelo EXT4. O engenheiro da Microsoft, Wedson Almeida Filho, é responsável por este driver EXT2 básico escrito em Rust, atualmente focado no suporte somente leitura. Sim, a Microsoft tem feito muito pelo Rust no kernel Linux. O driver Rust EXT2 em sua forma básica atual é apenas menos de 600 linhas de código Rust, útil para exercitar as novas interfaces Rust.

As ligações Rust VFS atualizadas continuam a atender inicialmente às necessidades do sistema de arquivos somente leitura. 

Os novos patches de hoje adicionam suporte iomap, descartam os cabeçalhos de buffer e implementam outros recursos. Veja os patches de abstração do Rust VFS v2 (RFC) para mais detalhes sobre este último esforço do Rust no Linux.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário