O desenvolvedor do KDE, Xaver Hugl, compartilhou recentemente em seu blog os avanços mais recentes em HDR e gerenciamento de cores para o compositor KWin do KDE e para o compositor Gamescope da Valve.
No Plasma 6.0, uma das características notáveis é a opção de ajustar o brilho do SDR nas configurações de tela ao conectar a uma tela HDR. Com o lançamento do Plasma 6.1, esse controle de brilho foi aprimorado, tornando-se mais robusto e similar ao ajuste de brilho encontrado em laptops e outros monitores.
Além disso, o Plasma 6.1 agora suporta o uso de informações de cores dos dados de identificação de exibição estendida (EDID) do monitor como o perfil de cores do monitor.
No lado do Gamescope da Valve, um novo backend foi introduzido que permite o uso de subsuperfícies Wayland para encaminhar conteúdo para o compositor host, em vez de o Gamescope fazer toda a composição. Com essa atualização, o Gamescope pode passar conteúdo HDR diretamente para o KWin, tornando o processo mais eficiente ao reduzir as cópias de imagens.
Para aqueles interessados em experimentar telas de alta faixa dinâmica (HDR) para os jogos Linux, a recomendação atual é usar gráficos AMD Radeon com o kernel Linux 6.8 ou mais recente.
Na próxima semana, nos escritórios da Igalia na Espanha, ocorrerá outro Display Next Hackfest, onde mais tópicos de HDR serão discutidos pelos desenvolvedores, juntamente com melhorias do Wayland em torno de gerenciamento de cores, VRR/frame timing, content-adaptive scaling/sharpening e tópicos relacionados. Para mais detalhes sobre o próximo hackfest de exibição, visite a página do evento de Igalia.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário