FERRAMENTAS LINUX: Desvendando o Performance Limit Reasons da Intel

terça-feira, 28 de maio de 2024

Desvendando o Performance Limit Reasons da Intel


Performance Limit Reasons Intel (PLR) podem ser indicativos do motivo pelo qual a sua CPU está em downclocking ou limitada a um limite de desempenho mais baixo para um determinado núcleo (core) ou matriz (die) . 

Com algumas utilidades do Windows, essa informação sobre recurso da CPU da Intel tem estado disponível lá enquanto agora a Intel está trazendo suporte ao PLR para o Linux também.

O Performance Limit Reasons da Intel podem relatar por que o desempenho/energia está sendo limitado no nível da matriz ou para núcleos individuais da CPU dentro de uma matriz. 







Com um novo conjunto de patches enviados hoje para a lista de discussão do kernel Linux, o relato de eventos de desempenho de hardware Intel PLR está sendo conectado. A informação é transmitida para o espaço do usuário via DebugFS para administradores acessarem diretamente ou para outras aplicações que desejam saber por que o desempenho da CPU pode estar limitado.






Com os patches propostos para o Performance Limit Reasons  da Intel no Linux, a informação é transmitida via /sys/kernel/debug/tpmi-/plr/domain/status. Mas como é típico com o DebugFS, "/sys/kernel/debug/" geralmente é restrito a software com privilégios de root/administrador.






Com esses patches, há uma nova opção de configuração "INTEL_PLR_TPMI" do Kconfig para controlar esse driver Intel PLR. Esperançosamente, tudo estará em ordem para que ele seja integrado ao Kernel Linux v6.11. Aqueles interessados na funcionalidade Intel PLR podem encontrar os novos patches de driver por enquanto na lista de discussão do kernel.






Os Motivos do Performance Limit Reasonsda  Intel serem uma peça crucial para entender por que uma CPU pode estar operando abaixo de suas capacidades potenciais. Com a introdução do suporte PLR para o Linux, a Intel está expandindo ainda mais a acessibilidade e a utilidade dessas informações vitais. 







É uma atualização bem-vinda para os administradores de sistemas e desenvolvedores de software que buscam otimizar o desempenho de seus sistemas.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário