O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) aprovou a mais nova versão ISO do desktop Fedora: Fedora Miracle.
Não deve ser confundido com o codinome Beefy Miracle do Fedora de anos atrás, o Fedora Miracle é uma variante que utiliza o gerenciador de janelas Miracle por padrão. Proposto em abril, o Fedora Miracle agora passou pelas formalidades para ser aprovado pela FESCo.
O gerenciador de janelas Miracle é um compositor Wayland construído sobre o Mir, desenvolvido pela Canonical/Ubuntu. A proposta de mudança do Fedora Miracle resume a intenção e o plano como:
"O Miracle Window Manager é um gerenciador de janelas lado a lado baseado na biblioteca do compositor Mir. Embora seja um projeto mais recente, ele contém muitos recursos úteis, como um algoritmo manual de mosaico, suporte a gerenciador de janelas flutuantes, suporte para muitos protocolos Wayland, suporte para driver proprietário da Nvidia e muito mais. Os usuários estão cada vez mais interessados em usar o Miracle em vários sistemas."
O objetivo do Fedora Miracle é construir uma experiência de janela lado a lado completa e elegante dentro do ecossistema Fedora. Com a aprovação necessária concedida, o Fedora Miracle se juntará a outras variantes como Fedora KDE Plasma Desktop, Fedora Xfce, Fedora Cinnamon, Fedora Mate Compiz, Fedora i3, Fedora LXQt, Fedora SOAS, Fedora Sway e Fedora Budgie.
Essas ISOs alternativas podem ser baixadas em FedoraProject.org/spins/. O Fedora 41 está atualmente em desenvolvimento e tem lançamento previsto para outubro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário