O patch publicado pela equipe de engenheiros da Samsung para implementar o suporte ao Posicionamento Flexível de Dados (FDP) no código do driver NVMe do kernel Linux é uma adição significativa.
O NVMe FDP oferece ao sistema host um maior controle sobre como os blocos lógicos são posicionados no dispositivo de armazenamento.
Essa capacidade de posicionamento flexível de dados NVMe proporciona ao host um controle mais refinado sobre onde os dados são colocados nos blocos lógicos, o que reduz o Fator de Amplificação de Gravação (WAF). A utilização eficiente do NVMe FDP tem o potencial de melhorar o desempenho e reduzir a quantidade de gravações, o que, por sua vez, pode prolongar a vida útil do armazenamento de estado sólido (solid state).
Com o patch do driver NVMe para o Linux, o espaço do usuário pode enviar informações sobre a vida útil dos dados usando dicas de gravação para a unidade NVMe. Essas dicas de gravação no espaço do usuário funcionam de maneira semelhante ao suporte já existente no Linux para as unidades SCSI.
É interessante notar que há mais informações sobre o NVMe FDP disponíveis em uma apresentação de slides do ano passado no FMS 2023 Summit, apresentada por engenheiros do Google, Samsung e Meta.
O patch de suporte NVMe FDP para o driver Linux está atualmente passando por revisão por meio da lista de discussão linux-block.
Até a próxina !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário