Se você está envolvido em círculos DevOps, o lançamento do Grafana 11.0 certamente o entusiasmará.
Esta versão traz inovações como a exploração de dados sem a necessidade de linguagens de consulta complexas e melhorias nos painéis, proporcionando uma experiência mais intuitiva.
A maior novidade do Grafana 11.0 é a introdução do Explore Metrics e do Explore Logs. Esses recursos permitem navegar pelas métricas do Prometheus e pelos logs do Loki sem escrever PromQL ou LogQL, tornando a análise de dados mais acessível.
O Explore Metrics, em prévia pública, permite filtrar e visualizar métricas com base em rótulos, visualizar dados automaticamente e alternar facilmente para telemetria relacionada. O recurso "explorar em uma gaveta" melhora a interação do painel.
Ainda em fase experimental, o Explore Logs aprimora a exploração de logs, permitindo visualizar volumes e padrões de log diretamente.
O Grafana 11.0 traz melhorias nos painéis com os novos painéis baseados em Cenas, oferecendo maior dinamismo e estabilidade. O modo de edição agiliza a personalização dos painéis.
A atualização inclui a disponibilidade de subpastas, melhorando a organização dos painéis e o gerenciamento de permissões. A geração automática de títulos e descrições para painéis torna a visualização mais rápida e intuitiva.
Novos recursos de fluxograma, estilo de elemento aprimorado e suporte expandido para link de dados ampliam a representação de dados.
Para usuários avançados, o Grafana 11.0 traz melhorias na exportação de PDF, redesenho de alertas e RBAC para APIs de alerta, melhorando a segurança.
O Grafana 11.0 simplifica e melhora a experiência do usuário. Consulte o changelog e a documentação oficial para uma atualização tranquila e aproveite todas as novas funcionalidades.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário