André Zwing continua desenvolvendo o projeto Hangover, permitindo a execução de aplicativos Windows no AArch64 Linux.
O projeto combina Wine com emuladores como QEMU, FEX ou Box64. Além de AArch64/ARM64, o Hangover pode futuramente suportar arquiteturas como POWER e RISC-V.
O Hangover 9.9 foi lançado recentemente, baseado no Wine 9.9 original. A atualização inclui integração com a versão mais recente do FEX 2405, trazendo melhorias de desempenho, suporte a Far Cry, conversão OpenGL e Vulkan sem encaminhar X11, e outras melhorias para binários x86/x86_64 no ARM64.
Outra mudança notável no Hangover 9.9 é o suporte ao driver Linux NTSYNC , que emula as primitivas de sincronização do Windows NT. Isso pode melhorar significativamente o desempenho de jogos Windows no Wine. O suporte ao driver NTSYNC ainda está incompleto no kernel, mas o Linux 6.10 está adicionando a base para ele, com mais funcionalidades esperadas para a versão 6.11.
O Hangover está se tornando cada vez mais prático graças a computadores AArch64 mais poderosos, como o Lenovo ThinkPad X13s, Asahi Linux com dispositivos Apple Silicon e os futuros laptops com Snapdragon X Elite.
O código-fonte do Hangover 9.9 e os binários Debian/Ubuntu AArch64 estão disponíveis no GitHub.
O Hangover 9.9 marca um avanço significativo no suporte a aplicativos Windows no Linux na arquitetura AArch64 . Com melhorias contínuas e suporte a novos drivers, o projeto se torna cada vez mais viável para diversos dispositivos.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário