A solicitação de merge feita há quatro meses por Xaver Hugl para permitir o triple buffering no KWin foi finalmente aceita, bem a tempo para a ramificação do código do KDE Plasma 6.1!
Em dezembro, foi aberta uma solicitação de merge para permitir o triple buffering dinâmico no KWin, semelhante ao triple buffering dinâmico em desenvolvimento há muito tempo, mas utilizado no Ubuntu GNOME. Xaver explicou na solicitação de merge:
"Quando leva mais de um ciclo de atualização para renderizar um quadro, o que não é incomum com GPUs integradas fracas, o KWin começa a compor imediatamente e podemos ou não atingir o prazo do vblank. Se for perdido, o buffer leva um ciclo inteiro de atualização da tela para ser usado, o que significa que a taxa de atualização cai para metade do que deveria ser - resultando em uma aparência menos suave e aumento da latência.
Com esta MR, o KWin agenda os quadros para que eles sempre possam atingir o prazo do vblank, e permite um máximo de dois quadros pendentes ao mesmo tempo. Isso significa que, se a GPU não conseguir acompanhar, a latência será aumentada apenas o necessário, em vez de quase um quadro adicional inteiro de latência e a taxa de atualização reduzida pela metade."
Imediatamente antes da ramificação do Plasma 6.1, essa solicitação de merge foi aceita.
Espera-se que o KDE Plasma 6.1 seja lançado em junho, com este triple buffering dinâmico e muitas outras melhorias para o Desktop KDE Plasma 6.
A implementação do triple buffering dinâmico no KWin representa um avanço significativo para melhorar a suavidade e reduzir a latência em ambientes com GPUs integradas mais fracas. Com a fusão desta funcionalidade, o KDE Plasma 6.1 promete oferecer uma experiência de desktop ainda mais refinada e responsiva para os usuários do KDE.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário