FERRAMENTAS LINUX: Início da Janela de Mesclagem do Kernel Linux 6.10: Um Dia Marcante para a Comunidade x86

terça-feira, 14 de maio de 2024

Início da Janela de Mesclagem do Kernel Linux 6.10: Um Dia Marcante para a Comunidade x86

 



Hoje é o primeiro dia oficial da janela de mesclagem do Linux 6.10. Entre as solicitações de pull enviadas hoje, estavam várias solicitações de pull x86 de material que vinha sendo enfileirado no TIP.git, com muitas mudanças beneficiando tanto a Intel quanto a AMD.

Primeiramente, a solicitação de pull x86/shstk está habilitando pilhas de sombra para a arquitetura x32. No Linux 6.6, o suporte para Pilha de Sombra x86_64 foi mesclado e, mais recentemente, houve a habilitação de Pilhas de Sombra para x32, que agora está sendo mesclada para o Linux 6.10 para aqueles que ainda usam x32.

As mudanças x86/cpu também foram enviadas hoje por Ingo Molnar. Essa solicitação de pull traz a reestruturação do manuseio do modelo de CPU Intel, com futuros CPUs Intel ultrapassando a “Família 6” que tem sido usada há muito tempo para processadores Intel. Agora, com o Linux 6.10+, os CPUs Intel dependem de um valor “VFM” para o Fornecedor/Família/Modelo combinados em um único valor para facilitar a introdução de novos modelos e famílias de CPUs Intel.

A solicitação de pull x86/cpu para o Linux 6.10 também traz uma análise de topologia de CPU AMD melhorada para detalhes de CCD/CCX. Há também a otimização do layout de alocação NUMA de mais estruturas de dados por CPU, a melhoria do contorno do Erro 1386 da AMD, a limpeza da Criptografia Total de Memória (TME) para a saída /proc/cpuinfo quando desativada pelo firmware, e outras correções.

Com as mudanças de bloqueio submetidas para o Linux 6.10, há mais de uma dúzia de micro-otimizações para o código atômico e de bloqueio de rotação que beneficiam os processadores baseados em x86.

As outras solicitações de pull x86 enviadas até agora hoje para o Linux 6.10 são principalmente correções de bugs e outras mudanças menores. O Linux 6.10 deve ser outro ciclo de kernel repleto de recursos.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário