O kernel Linux 6.10 está preparado para remover o suporte para as antigas plataformas DEC Alpha EV5 e anteriores. É provável que o kernel Linux 6.10 remova o suporte para o processador Alpha 21164 “EV5” e as plataformas Alpha ISA mais antigas da Digital Equipment Corporation (DEC).
Como parte das limpezas do Alpha ISA para o Linux 6.10, o suporte para DECpc AXP150 (Jensen), Sable, LCA e APECS, e CPU EV5 será removido… Basicamente, o suporte para o processador DEC Alpha pré-EV56 será aposentado.
Arnd Bergmann enviou nesta série de patches o argumento para abandonar o suporte ao antigo hardware DEC Alpha, que basicamente é de 1995 e anterior: "Eu tinha investigado a possibilidade de abandonar o suporte para alpha EV5 e anterior há algum tempo, depois de perceber que esta é a única família de CPUs suportada no kernel sem acesso nativo a bytes e que o Debian já havia abandonado o suporte para esta geração no ano passado, depois que se descobriu que estava quebrada.
Este tópico surgiu novamente quando Paul E. McKenney percebeu que partes do código RCU já dependem do acesso a bytes e não funcionam de forma confiável no alpha EV5, então eu atualizei minha série agora para inclusão na próxima janela de mesclagem.
Al Viro fez outra série para o alpha para resolver todos os problemas de compilação conhecidos. Eu rebaseei seus patches sem quaisquer alterações adicionais e os incluí como uma linha de base para meu trabalho aqui para evitar conflitos."
Assim, com o Linux 6.10 haverá uma limpeza de primavera para a porta da CPU Alpha. A série de patches também adiciona o suporte ao clone3() para o port do Alpha, juntamente com outras limpezas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário