FERRAMENTAS LINUX: Laptops Framework: Avanços no suporte ao firmware do Coreboot

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Laptops Framework: Avanços no suporte ao firmware do Coreboot

 

Os Laptops Framework são sistemas notáveis, com seu design modular/atualizável e suporte amigável ao Linux. No entanto, uma crítica recorrente tem sido a falta de suporte ao firmware Coreboot. 

Há um trabalho experimental em andamento para implementar o Coreboot no laptop Framework 13, equipado com a série AMD Ryzen 7040.

Martin Roth, um desenvolvedor/engenheiro de firmware do Coreboot, tem trabalhado desde 2022 para fazer o Coreboot funcionar no laptop AMD Framework 13. Vale ressaltar que este trabalho não é oficialmente patrocinado pela AMD e provavelmente não será adotado oficialmente pelo Framework, sendo uma versão experimental e não oficial.

A implementação do Coreboot para o Framework 13 depende de alguns blobs binários de firmware que ainda não foram publicados. Martin está colaborando com outros desenvolvedores de firmware da AMD para preparar esses binários para um lançamento.

Atualmente, esta implementação do Coreboot depende da implementação binária AMD FSP usada por Chromebooks anteriores com tecnologia AMD e ainda não está na nova base de código de inicialização de silício de CPU de código aberto OpenSIL da AMD.

A expectativa é lançar os binários do Coreboot em breve, mas é importante lembrar que eles são experimentais. Aqueles que desejam experimentá-los no Framework 13 precisam estar cientes dos riscos. Para evitar bloquear o laptop Framework 13, no caso de problemas, é necessário ter habilidades suficientes com soldagem e possuir um programador SPI ROM.

Para mais detalhes sobre o status atual deste suporte experimental do Coreboot para o laptop AMD Framework 13, visite os fóruns da comunidade Framework. É animador ver esse esforço se materializar e esperamos que nas futuras gerações do Framework Laptop possa haver o suporte oficial ao Coreboot.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário