Hoje marca um momento crucial para a comunidade Linux, com a iminente estreia do aguardado kernel 6.9. A menos que Linus Torvalds tenha uma mudança de planos de última hora, a versão estável será lançada hoje.
No entanto, a possibilidade de um v6.9-rc8 ser emitido, adiando o lançamento oficial por mais uma semana, ainda paira no ar.
Entre as muitas mudanças da AMD (e Intel) no Linux 6.9, destaca-se o contínuo suporte aos futuros processadores Zen 5 para dispositivos móveis, desktops e servidores. Além do material de recursos durante a janela de mesclagem do Linux 6.9, um novo patch foi enviado adicionando mais IDs de modelo AMD Zen 5 como parte da Família 1Ah (Família 26).
O mais recente patch adiciona o ID PCI 0x12bb presente nos processadores da Série 70h da Família 1Ah da AMD. A mensagem do patch simplesmente observa: "Adicionar os novos IDs de Dispositivos PCI à lista de IDs MISC para suportar a nova geração de processadores da Família 1Ah, modelos 70h da AMD."
Esse patch adicional do ID PCI AMD Zen 5 foi enviado como parte da urgência x86 para a v6.9. Há também um segundo patch, uma correção comum para a reestruturação do código de topologia AMD, novo no Linux 6.9. Essa correção de topologia AMD x86 visa garantir que o ID da última camada de cache seja configurado corretamente em todos os casos.
O Linux ~6.9 parece estar em boa forma como base para os próximos processadores AMD Zen 5, pelo menos no que diz respeito ao suporte crítico. Ainda há outros recursos a serem implementados, como o suporte ao Bus Lock Trap e PCIe TPH. No entanto, o esforço para organizar esses IDs antes do lançamento estável do Kernel Linux 6.9 é um sinal positivo de que todo o suporte básico para Zen 5 está funcionando nesse kernel. Este desenvolvimento promissor certamente atrairá a atenção da comunidade de tecnologia.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário