O Kernel Linux 6.10 traz atualizações significativas de drivers de vídeo/gráficos do kernel Direct Rendering Manager (DRM). Destaca-se o novo driver “Panthor” para os mais recentes processadores gráficos ARM Mali/Immortalis.
As GPUs Arm Mali mais recentes que dependem do Command Stream Frontend (CSF) baseado em firmware agora são suportadas pelo driver do Kernel Linux 6.10 Panthor.
As atualizações DRM do Linux 6.10 também trazem muitas mudanças da Intel, como suporte ao Adaptive Sync SDP, IDs gráficos Intel A580E e A750E PCI adicionados para as peças DG2/Alchemist, suporte de exibição inicial para gráficos Lunar Lake Xe2 e outras alterações nos drivers Xe e i915.
No lado do driver AMDGPU, há suporte para IP SMU 14.0.1 e 14.0.2, relatório de atividade do bloco VCN via sysfs, correções RDNA3 +, suporte inicial para mapeamento de filas de kernel por meio do agendador MES, correção de contabilidade de vRAM, vários aprimoramentos no driver de computação AMDKFD e outras mudanças, como correções do FreeSync.
O código DRM também traz melhor posicionamento para objetos de buffer TTM no tratamento ocioso/ocupado, o manipulador de pânico DRM inicial, o driver Qualcomm MSM agora suporta a plataforma Snapdragon X Elite e outras mudanças.
Para obter a lista completa de patches do Kernel Linux 6.10, consulte a solicitação pull de DRM
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário