FERRAMENTAS LINUX: O Estado e o Futuro do X.Org/X11 no NetBSD

segunda-feira, 6 de maio de 2024

O Estado e o Futuro do X.Org/X11 no NetBSD

 


Enquanto no Linux, os ambientes de desktop, a pilha gráfica e outros softwares de aplicação estão adotando progressivamente o suporte ao Wayland e focando menos no suporte ao X11/X.Org, o estado do suporte ao Wayland e a pilha de drivers gráficos de código aberto em geral são menos robustos entre os BSDs. 

O projeto NetBSD publicou um relatório de status sobre sua dependência contínua e modificações em sua pilha X.Org.

Nia Alarie, do projeto NetBSD, publicou um relatório de status sobre o suporte gráfico X.Org. O NetBSD mantém sua pilha X.Org como uma espécie de bifurcação dos códigos base do X.Org, incluindo o uso de seu próprio sistema de construção makefile BSD, seu repositório “xsrc” que é uma bifurcação regularmente atualizada do código X.Org upstream, e várias diferenças de driver DDX X.Org.

O mais notável é a conclusão de Alarie com o relatório de status: "A grande questão - tudo isso tem um futuro? A boa notícia é que todo novo hardware tem suporte genérico no X. Alguém escreve um driver de kernel de configuração de modo ou um driver de kernel wsdisplay clássico e eles serão automaticamente suportados pelos drivers associados no X. A má notícia é que para ter aplicativos rodando, precisamos de acesso a um ecossistema de código aberto maior, e esse ecossistema tem muita rotatividade e é facilmente distraído por novos esquilos brilhantes. O processo de upstream para o X.Org é um processo contínuo, mas é provável que nos deparemos com coisas que nunca serão adequadas para o upstream.

Claro, no NetBSD, você também tem a opção de tentar o X.Org modular vanilla do pkgsrc, ou usar algo totalmente diferente.

Leia a postagem completa no NetBSD.org.




Fonte 

Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário