FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.10 se Prepara para “Quando as Coisas dão Seriamente Errado” em Servidores Maiores

sábado, 18 de maio de 2024

O Kernel Linux 6.10 se Prepara para “Quando as Coisas dão Seriamente Errado” em Servidores Maiores

 


Embora os eventos de exceção de verificação de máquina (MCE) tendam a ser incomuns, uma mudança feita pelos engenheiros da Intel está acomodando a capacidade do kernel Linux de armazenar mais registros de verificação de máquina para "quando as coisas dão muito errado" em servidores com contagem de núcleos cada vez mais alta.

O kernel do Linux até agora mantinha um pool de memória para poder armazenar 80 registros de exceção de verificação de máquina, mas Tony Luck da Intel aumentou esse limite para acomodar os processadores de servidor cada vez maiores.

"Os Sistemas com um grande número de CPUs podem gerar um grande número de registros de verificação de máquina quando algo dá errado. Mas o Linux tem um buffer fixo que só pode capturar algumas dezenas de erros", afirmou Luck.

A alocação de espaço agora é realizada com base no número de CPUs, garantindo um mínimo de 80 registros disponíveis. Essa mudança representa uma adaptação às crescentes demandas dos sistemas modernos.

O novo comportamento implementado no Linux 6.10 é manter um tamanho de pool de pelo menos 80 registros ou dois registros por núcleo de CPU, o que for maior. Em outras palavras, no Linux 6.10+ sistemas com 40 núcleos de CPU ou mais irão ver um pool expandido para armazenar registros MCE quando o estado do sistema dá errado.

A mudança foi mesclada como as únicas atualizações RAS para o Kernel Linux 6.10, garantindo uma transição suave e eficaz para os usuários e administradores de sistemas.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário