OpenTofu, um projeto que surgiu como resposta às mudanças de licenciamento do HashiCorp para o Terraform, lançou sua segunda versão estável, 1.7.0. Esta versão introduz várias novas funcionalidades desenvolvidas em estreita colaboração com sua comunidade.
O OpenTofu é uma ferramenta de infraestrutura como código (IaC) de código aberto que permite aos usuários definir recursos na nuvem e locais em um formato de arquivo de configuração legível por humanos. É compatível com os módulos existentes do Terraform, tornando-se uma possível substituição direta para o Terraform na maioria dos casos.
A versão mais recente, OpenTofu 1.7.0, introduz vários recursos avançados. Entre eles estão a Criptografia de Estado de Ponta a Ponta, Funções Definidas pelo Provedor Dinâmico e Blocos de Importação e Remoção Loopáveis. Esses recursos aprimoram a segurança, flexibilidade e gerenciamento de infraestrutura em grande escala.
Olhando para o futuro, a equipe do OpenTofu já está preparando o terreno para a versão 1.8, focando em recursos altamente solicitados, como avaliação de variáveis antecipada e origem de módulo mais flexível.
Finalmente, com a aquisição da HashiCorp, incluindo toda a sua gama de produtos, incluindo o Terraform, pela IBM por $6,4 bilhões, o papel do projeto OpenTofu parece ainda mais importante como garantia de que a ferramenta terá sua versão gratuita disponível para todos usarem sem restrições de licenciamento.
Confira o anúncio de lançamento para mais detalhes e a lista completa de novidades no OpenTofu 1.7.0.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário