Infelizmente, uma das séries de patches que não estava pronta a tempo da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.10 e, portanto, precisará esperar alguns meses para pelo menos o próximo kernel, é a ativação do suporte AMD Fast CPPC para os processadores Zen 4.
O Fast CPPC tem como objetivo permitir que o processador ofereça um desempenho mais alto com o mesmo consumo de energia.
No início deste ano, escrevi sobre o trabalho da AMD para habilitar o Fast CPPC para o Linux como um recurso novo para os processadores Zen 4 existentes.
O driver de escalonamento de frequência da CPU AMD P-State faz uso dos dados de Controle de Desempenho de Processador Colaborativo (CPPC) do ACPI para descrever escalas de desempenho e atributos em uma base por CPU e, por sua vez, o kernel solicita os níveis de desempenho desejados.
Com alguns processadores AMD começando com os modelos Zen 4 atuais, existe a noção de "fast CPPC". O recurso Fast CPPC, quando indicado por um bit de CPU, permite um loop CPPC mais rápido graças a aprimoramentos arquiteturais.
Por sua vez, aproveitar o AMD Fast CPPC pode proporcionar um desempenho mais alto com o mesmo nível de energia.
Publicados neste fim de semana, os patches do AMD Fast CPPC v4 agora estão disponíveis para revisão do kernel. A série de patches simplesmente resume assim:
"Alguns processadores AMD Zen 4 suportam um novo recurso FAST CPPC que permite um loop CPPC mais rápido devido a aprimoramentos arquiteturais internos. O objetivo deste loop mais rápido é obter um desempenho mais alto com o mesmo consumo de energia."
Os patches, quando testados em um AMD Ryzen 7 7840HS, apontaram que o Fast CPPC permite um desempenho 0~2% melhor, enquanto o desempenho por watt pode ter um benefício de até ~6%.
Que este suporte do AMD Fast CPPC para o driver AMD P-State esteja pronto a tempo para o kernel Linux 6.11, mais adiante no verão. O suporte ao AMD Core Performance Boost é outro recurso também ainda em revisão para o driver Linux AMD P-State.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário