FERRAMENTAS LINUX: Quando os Ecrãs Táteis Comportam-se de Forma Estranha: A Solução Simples que Está a Caminho do Kernel Linux

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Quando os Ecrãs Táteis Comportam-se de Forma Estranha: A Solução Simples que Está a Caminho do Kernel Linux

 


No momento, ao lidar com ecrãs táteis esquisitos no Linux, um ficheiro C precisa ser manipulado manualmente e o kernel Linux recompilado. 

Com uma nova opção de linha de comando do kernel chamada "i2c_touchscreen_props" a caminho do kernel principal, o processo de substituição das propriedades do ecrã tátil torna-se muito mais fácil para aqueles que lidam com o Linux em dispositivos com ecrã tátil.

Hans de Goede, da Red Hat, aceitou o desafio de melhorar o tratamento dos ecrãs táteis esquisitos e torná-lo muito mais fácil para configurar as propriedades do ecrã tátil ao iterar por possíveis correções ou apenas para fazer o dispositivo funcionar enquanto espera por um patch adequado do kernel Linux. 






Esta nova opção "i2c_touchscreen_props" permite passar novas propriedades do ecrã tátil no momento do arranque, sem a necessidade de recompilar o seu kernel. Considerando que os ecrãs táteis costumam estar em laptops/tablets de baixa potência, evitar a necessidade de recompilar o kernel apenas para substituir/corrigir as propriedades do ecrã tátil é uma grande vantagem.

Esta nova opção "i2c_touchscreen_props" foi enviada na quinta-feira como parte das correções do driver da plataforma x86 para o ciclo do Linux 6.10. Hans explica no patch adicionando esta nova opção:




"Nas plataformas x86/ACPI, os ecrãs táteis geralmente funcionam sem precisar de qualquer configuração específica do dispositivo/modelo. Mas em alguns casos (principalmente com ecrãs táteis Silead e Goodix) ainda é necessário especificar manualmente várias propriedades do ecrã tátil por modelo.

touchscreen_dmi é um local especial para peculiaridades DMI para isso, mas pode ser desafiador para os utilizadores descobrir os valores de propriedade corretos, especialmente para os ecrãs táteis Silead onde nenhum deles pode ser lido do controlador de ecrã tátil.

Atualmente, os utilizadores só podem testar as propriedades do ecrã tátil editando touchscreen_dmi.c e depois construindo um kernel completamente novo, o que torna desnecessariamente difícil para os utilizadores testar e enviar propriedades quando necessário para o seu modelo de laptop/tablet.

Adicione suporte para especificar as propriedades na linha de comando do kernel para permitir que os utilizadores facilmente descubram as configurações corretas."






Esta nova opção "i2c_touchscreen_props" deve ser bastante útil e muito mais conveniente do que ter que recompilar o seu kernel para lidar com um ecrã tátil problemático.

Esta nova opção foi submetida como parte das correções do driver da plataforma x86 para o kernel Linux 6.10 desta semana.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário