FERRAMENTAS LINUX: Servo: O Motor de Navegação da Web em Rust que Continua a Evoluir

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Servo: O Motor de Navegação da Web em Rust que Continua a Evoluir

 



O motor de navegação Servo, escrito em Rust, foi iniciado como um projeto da Mozilla, mas posteriormente abandonado. 

Agora, é desenvolvido por múltiplas organizações como parte da Linux Foundation Europe. Recentemente, o projeto Servo divulgou uma nova atualização de status destacando os trabalhos realizados nas últimas semanas.




Mais funcionalidades CSS podem ser encontradas nas versões noturnas mais recentes do Servo. Agora há suporte para as unidades de fonte relativas "ch" e "ic", suporte para border-collapse, start / end / space-evenly para align-content e justify-content, além de inúmeros outros recursos CSS.




Também houve trabalho para fazer o loop de eventos do Servo cumprir as especificações HTML. Além disso, mais trabalho foi realizado em tabelas flutuantes, itens de lista vazios e outros recursos da web. O Servo também está trabalhando na reformulação do sistema de fontes para reduzir o consumo de memória (cerca de 40MB a menos ao carregar o Servo.org como exemplo).




O Servoshell básico também continua a ser aprimorado como um navegador web muito rudimentar. O Servo agora suporta o SpiderMonkey JIT em compilações de 64 bits e o Servo para Android também pode ser compilado em AArch64.




Atualmente, o projeto Servo recebe US$ 1.630 por mês em doações recorrentes. Isso está longe do objetivo de US$ 10.000. O Servo ainda pode usar muito mais apoio individual e corporativo. Os fundos do Servo são gastos de maneira transparente e, com suas doações mensais, esperam usar parte desses fundos para fornecer um servidor de integração contínua (CI) dedicado.





Mais detalhes sobre os recentes progressos do motor de navegação Servo estão disponíveis em Servo.org. O projeto continua a crescer e evoluir, destacando-se como um exemplo de colaboração e inovação contínuas na comunidade de desenvolvimento de navegadores.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário