Na última sexta-feira, além de estrear seu novo back-end de compilador "Peano" LLVM para as unidades de processamento neural (NPU) Ryzen, a AMD também submeteu um novo lote de código de recurso para os seus drivers de gráficos de kernel AMDGPU e drivers de computação de kernel AMDKFD, com novos recursos visando a próxima janela de integração do Kernel Linux 6.11.
Com esta nova rodada de atualizações de driver AMDGPU/AMDKFD para a próxima versão do kernel Linux, há preparações contínuas para os próximos processadores gráficos RDNA 4 com IP GFX12.
O driver AMDGPU recebe suporte DCN 4.0.x, suporte GC 12.0, suporte GMC 12.0, atualizações de SMU 13, suporte MES 12 e uma variedade de outras novas atualizações e ativações de IP de hardware. Também há atualizações para gráficos RDNA 3.5 encontrados nos próximos NPUs Ryzen AI da série 300.
O driver AMDGPU também conta com correções para Transporte Multi-Stream DisplayPort (DP MST), correções de cursor, correção de HDP flush para plataformas com tamanhos de página maiores que 4K, e várias outras mudanças de baixo nível.
As atualizações do driver de computação de kernel AMDKFD são especialmente significativas desta vez. Primeiramente, contém mais trabalho em torno de melhor suporte de computação para APUs "pequenas" Ryzen. O código para o Linux 6.11 permite alocações contíguas de vRAM e simplifica o manuseio de vRAM da APU. A outra grande mudança é o suporte GC 12.0 no driver AMDKFD, começando a preparar este "Kernel Fusion Driver" para hardware RDNA4/GFX12. Também há suporte para IP SDMA 7.0 ativado.
Agora, resta esperar que quando as placas gráficas RDNA 4 forem lançadas nos próximos meses, a AMD esteja pronta com suporte imediato para o ROCm em suas GPUs de próxima geração para os consumidores...
Consulte este pull request para a lista completa desses patches de recursos AMDGPU/AMDKFD visando o Linux 6.11. Espere mais trabalho de recursos da AMD parao Kernel Linux 6.11 ser publicado nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário