FERRAMENTAS LINUX: Corrigindo Problemas de Frequência do P-State em Processadores AMD Zen 5

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Corrigindo Problemas de Frequência do P-State em Processadores AMD Zen 5

 


Este é o resumo de uma semana de correções de gerenciamento de energia para o kernel Linux 6.10. Uma das mudanças mais importantes é para o utilitário cpupower nativo, visando corrigir a reportagem de frequências P-State nos próximos processadores Zen 5 (Família 1Ah).

Os processadores AMD Zen 5 trazem consigo uma mudança significativa na forma como as frequências P-State são relatadas. Esta alteração é crucial para garantir o desempenho ideal desses processadores, especialmente em ambientes críticos como servidores AMD de 5ª Geração EPYC.




A solução para esse problema reside na atualização do utilitário cpupower para lidar adequadamente com as novas características dos processadores AMD Zen 5. A implementação corrigida garante que as frequências P-State sejam relatadas corretamente, especialmente ao usar o driver ACPI CPUFreq.




Com a iminente chegada dos servidores de 5ª Geração EPYC, esta correção se torna ainda mais crucial. Como anunciado pela CEO da AMD, Dra. Lisa Su, na Computex desta semana, podemos esperar servidores de 5ª Geração EPYC no segundo semestre de 2024, com até 192 núcleos por socket.



As alterações no utilitário cpupower foram feitas em resposta a mudanças no MSR (Model-Specific Register) com os processadores AMD Family 1Ah e posteriores. Essas pequenas mudanças garantem que o driver cpupower possa lidar efetivamente com as novas características de frequência P-State.



Essa correção foi mesclada no Git do Linux 6.10 como parte do pull request mencionado. É presumível que também será portada para as séries de kernel estáveis. Além disso, o pull request inclui uma correção para o driver AMD P-State, abordando uma inconsistência na reportagem da frequência máxima.



Com esta correção, o ecossistema Linux está pronto para receber os próximos processadores AMD Zen 5 com confiança. O trabalho contínuo para melhorar o suporte ao hardware garante um desempenho estável e otimizado para os usuários finais, especialmente em ambientes empresariais e de servidor.





Fonte 

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário