FERRAMENTAS LINUX: Desempenho Surpreendente com uma Linha de Código no Kernel Linux

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Desempenho Surpreendente com uma Linha de Código no Kernel Linux

 


Com uma simples alteração no código do kernel Linux, a Intel está relatando um impressionante aumento de desempenho de até 19% para os processadores Intel Core Ultra "Meteor Lake". 

Além disso, há uma melhoria de até 11% no desempenho por Watt. Em outro modo EPP, o consumo de energia durante a reprodução de vídeos pode ser reduzido em 52%!

Ontem, o engenheiro da Intel Linux, Srinivas Pandruvada, enviou um patch para atualizar o valor de Energy Performance Preference (EPP) do Intel Meteor Lake no driver de escalonamento de frequência da CPU Intel P-State. O valor ACPI EPP varia de 0 a 255, indicando a preferência de energia para desempenho do processador/sistema. Em fevereiro, a Intel alterou o EPP do Meteor Lake de 128 para 115 no modo "balance_performance", mas isso não era o ideal. O patch de hoje ajusta esse valor para 64, resultando em ganhos significativos de desempenho e eficiência energética.




Com o valor EPP revisado, o desempenho do Intel Meteor Lake melhorou em 19% no benchmark Speedometer para navegadores web. O benchmark WebXPRT 4 teve um aumento de 12%, o 3DMark Wild Life Extreme melhorou em 3% e o teste multi-threaded do Geekbench aumentou em 2%. Enquanto isso, o desempenho por Watt aumentou em 11% no 3DMark Wild Life e entre 5% a 6% nos benchmarks de navegador web.



O patch também ajusta o valor do EPP balance_power. Com essa alteração, o consumo de energia durante a reprodução de vídeos foi reduzido em 52%! Além disso, o consumo de energia durante videoconferências no Microsoft Teams caiu em 35% com essa mudança no EPP. Essas melhorias no consumo de energia são notáveis, mas os aumentos de 5% a 19% no desempenho balance_performance também são significativos para os mais recentes laptops Intel Core Ultra.



Este patch fornece a afinação mágica atualizada para os SoCs Intel Meteor Lake com o driver P-State. Espera-se que os patches sejam incorporados ao Linux v6.11, ou até mesmo enviados antecipadamente como uma "correção" para o ciclo atual 6.10. Além disso, foi enviado um patch para que o Intel Arrow Lake siga os mesmos novos padrões de EPP do Meteor Lake.



Assim que o patch refinado do EPP do Meteor Lake for integrado, realizarei um conjunto mais extenso de benchmarks no meu sistema Core Ultra 7 155H para analisar as diferenças de potência e desempenho em uma gama maior de cargas de trabalho.


Com essas mudanças, os processadores Intel Core Ultra "Meteor Lake" prometem um desempenho superior e uma eficiência energética aprimorada, beneficiando tanto usuários comuns quanto profissionais que buscam maior produtividade e menor consumo de energia.




Fonte 

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário