Nos últimos meses, o desenvolvedor de código aberto Tomeu Vizoso tem desenvolvido um driver open-source para a NPU da Rockchip.
O driver experimental mostrou que o código open-source pode competir com o driver proprietário da Rockchip.
Vizoso tem trabalhado para desenvolver um driver com a mentalidade de upstream para um driver de kernel dentro do subsistema "accel" e, em seguida, utilizando o Teflon da Mesa para o componente de espaço do usuário.
Mo dia 12, o driver de kernel "Rocket" foi postado para a NPU da Rockchip.
Foco no Kernel Driver Rocket
Rocket é o driver de kernel para a NPU da Rockchip desenvolvido por Tomeu Vizoso, que agora está sob revisão com a intenção de ser incluído no kernel principal do Linux. O esforço do driver Rocket está atualmente focado na unidade de processamento neural (NPU) encontrada no SoC RK3588 da Rockchip, mas, em última análise, também deve se tornar relevante para outros SoCs mais recentes da Rockchip.
Código e Revisão do Driver Rocket
Esta série de patches apresenta as 6.200 linhas iniciais de código que compõem o driver de kernel Rocket, que agora está em revisão e discussão a caminho do kernel principal. Existe também uma solicitação de mesclagem no Mesa para o suporte ao driver de espaço do usuário para a NPU da Rockchip. Na forma atual, com o MobileNetV1, ele oferece desempenho semelhante ao driver proprietário. Esse novo driver Mesa é composto por mais 7,4 mil linhas de código.
Postagem no Blog de Tomeu Vizoso
Tomeu postou em seu blog que o novo driver de kernel está "totalmente funcional" e recentemente foi polido. Ele concluiu o post com:
"Este é o primeiro driver exclusivo para acelerador para uma NPU de borda submetido ao kernel principal, e esperamos que possa servir como um modelo para os próximos, já que as diferenças entre as NPUs de diferentes fornecedores são relativamente superficiais."
Esperança para Inclusão no Kernel Principal
Esperamos que o Rocket chegue rapidamente ao kernel principal. A comunidade de código aberto certamente se beneficiará com este avanço significativo na integração de drivers de aceleradores para as NPUs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário