Os engenheiros da Red Hat estão trabalhando em uma mudança planejada para o Fedora 41 que melhorará o suporte para a instalação do driver proprietário da NVIDIA no GNOME Software.
Esta mudança permitirá que a instalação funcione perfeitamente em sistemas com UEFI Secure Boot habilitado.
Histórico dos Drivers NVIDIA no GNOME Software
Os drivers da NVIDIA foram removidos do centro de aplicativos do GNOME Software porque não funcionavam bem com o Secure Boot habilitado.
No entanto, os drivers da NVIDIA estão definidos para retornar, agora que o GNOME Software será capaz de lidar melhor com a situação do Secure Boot.
Novo Suporte da NVIDIA no GNOME Software
Recentemente, Milan Crha da Red Hat abriu uma solicitação de merge para o GNOME Software, com o objetivo de facilitar a instalação da chave akmods no MOK para os aplicativos como os drivers da NVIDIA, permitindo que funcionem em ambientes com Secure Boot habilitado. Milan explicou que:
"Atualmente, para acionar o código (além de habilitar a construção dele, que está desabilitada por padrão), o aplicativo precisa de uma flag que requer a instalação da chave akmods. Apenas se o Secure Boot estiver habilitado é que se verifica se a chave está instalada ou não, e se não estiver, então isso entra em ação. Isso é fornecido atualmente apenas para os drivers da NVIDIA, mas mais aplicativos podem ser adicionados, se necessário."
Revisão e Implementação da Mudança
A mudança no GNOME Software ainda está em revisão. A Red Hat está trabalhando nisso como parte desta proposta de mudança do Fedora 41, para que a instalação dos drivers da NVIDIA funcione bem com o Secure Boot e para que a listagem dos drivers ao usar o RPM Fusion apareça no GNOME Software, proporcionando uma experiência amigável para os usuários que desejam usar a pilha de drivers de código fechado da NVIDIA.
Conclusão
Com estas melhorias planejadas para o Fedora 41, a Red Hat está buscando garantir que os usuários tenham uma experiência mais suave e integrada ao instalar os drivers da NVIDIA através do GNOME Software, especialmente em sistemas com Secure Boot habilitado. Isso representa um passo significativo para facilitar a vida dos usuários que dependem dos drivers proprietários da NVIDIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário