No início de 2023, houve discussões entre os desenvolvedores do kernel sobre a possibilidade de tornar o sistema de arquivos JFS (Journaled File-System) órfão, ao mesmo tempo em que os desenvolvedores iniciaram o processo de remoção do driver do sistema de arquivos ReiserFS.
Até agora, o JFS permanece no kernel principal e ainda não foi oficialmente abandonado.
O Estado Atual do JFS
Hoje em dia, o JFS vê principalmente apenas correções aleatórias de bugs e tem dificuldade em competir com opções de sistemas de arquivos modernos como Btrfs, XFS, o OpenZFS (fora da árvore) e até mesmo o Bcachefs.
A última vez que houve um trabalho significativo no JFS foi há uma década, quando o suporte ao TRIM para SSD foi adicionado. De fato, ao examinar os commits do "JFS" no Git do Linux nos últimos anos, são principalmente pequenas correções de bugs como parte de outras mudanças no kernel.
No entanto, ainda parece haver algum uso do JFS por um pequeno grupo de usuários do Linux.
Recente Correção de Bug no JFS
Fui lembrado do JFS neste fim de semana ao ver um patch do JFS ser incluído no Linux 6.10-rc4 via o incomum pull "char/misc". Greg Kroah-Hartman comentou no pedido de pull desta semana de char/misc:
"Correção de bug no jfs para um estouro de buffer
A correção de bug do jfs está aqui porque eu não sabia onde mais colocá-la, e ela foi ignorada por um tempo, pois o sistema de arquivos parece estar abandonado e estou cansado de ver o mesmo problema sendo relatado em vários lugares."
Detalhes da Correção
O patch do JFS é pequeno e corrige um estouro de buffer para xattrs inválidos. Mas, mais uma vez, levanta a questão de quando o JFS será finalmente descontinuado no kernel Linux upstream.
Conclusão
O futuro do JFS no kernel Linux permanece incerto. Enquanto ele ainda recebe algumas correções de bugs, a falta de desenvolvimento significativo e a concorrência com sistemas de arquivos mais modernos colocam em dúvida sua viabilidade a longo prazo.
A comunidade Linux terá que decidir se continuará mantendo o JFS ou se, eventualmente, ele será retirado do kernel principal.
Até lá, pequenos grupos de usuários continuarão a usar e a relatar problemas, mantendo o JFS vivo por mais um tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário