Com o recém-lançado ambiente de desktop KDE Plasma 6.1, aqueles que ainda dependem de gráficos integrados Intel antigos devem ter uma experiência muito mais agradável graças às melhorias feitas no compositor KWin.
Para gráficos integrados Intel muito antigos, pode ser uma diferença significativa atualizar para o novo desktop Plasma 6.1.
Melhorias no Compositor KWin
O desenvolvedor líder do KWin, Xaver Hugl, publicou um novo post no blog sobre o desempenho aprimorado do desktop KDE Plasma a partir do Plasma 6.1, o que pode ser especialmente notável com hardware gráfico integrado antigo, como os comuns gráficos Intel em laptops antigos.
A maior melhoria no desempenho gráfico do desktop KDE Plasma é graças ao suporte ao buffer triplo dinâmico.
Suporte ao Buffer Triplo Dinâmico
Xaver detalhou em um longo post no blog a experiência aprimorada do KDE Plasma/KWin em hardware gráfico antigo no Plasma 6.1, mas o principal ponto é:
"Com todas essas mudanças implementadas no Plasma 6.1, o buffer triplo no Wayland:
- Só está ativo se o KWin prever que a renderização levará mais tempo que um ciclo de atualização
- Não adiciona mais latência do que o necessário, mesmo enquanto o buffer triplo está ativo, desde que a previsão do tempo de renderização seja decente
- Funciona independentemente de qual GPU você possui
Na prática, no meu PC desktop com uma GPU dedicada, o buffer triplo nunca está efetivamente ativo, e a latência é a mesma de antes. No meu laptop AMD, geralmente também está desativado, só ativando de vez em quando...
Mas em alguns laptops Intel mais antigos com telas de alta resolução, está sempre ativo e me disseram que é como ter um laptop novo - o KWin passa de fazer 30-40fps com travamentos para 60fps sólidos.
Não são apenas os processadores antigos ou lentos que se beneficiam, eu também testei isso em um laptop com uma GPU Intel integrada e uma dedicada NVidia. Com um monitor externo conectado à GPU NVidia, devido a alguns problemas no driver NVidia, as cópias multi GPU são bastante lentas, e sem buffer triplo, o monitor externo estava limitado a 60fps. O buffer triplo não faz mágica, mas o KWin agora pelo menos alcança cerca de 100-120fps nessa configuração, o que provavelmente é o melhor que pode ser feito até que o problema do driver seja resolvido e já parece muito mais suave."
Conclusão
Aqueles que desejam saber mais sobre essa melhoria no KDE Plasma em hardware gráfico antigo podem visitar o blog de Xaver para todos os detalhes. Essas atualizações prometem uma experiência mais fluida e eficiente para os usuários que utilizam gráficos integrados Intel antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário