Kernel Linux
Esta semana, antes do lançamento dos testes semanais do kernel Linux 6.10-rc2, foram enviados alguns patches "x86/urgentes" para resolver alguns problemas em processadores Intel e AMD.
Um dos patches urgentes para x86 nesta semana é restaurar o suporte para inicialização do Linux nos SoCs Intel Quark... Os SoCs de 32 bits que tinham a distinção de serem ainda mais lentos que os Atom enquanto desfrutavam de muito baixo consumo de energia. O Quark X1000 de uma década atrás tinha uma velocidade de clock de 400MHz para seu único núcleo, suporte de memória DDR3-800 e um TDP de apenas 2,2 Watts.
A capacidade de inicializar o Linux nos processadores Intel Quark e em alguns outros regrediu no ano passado. Devido a uma mudança não intencional no ano passado, coisas ruins acontecerão no kernel se o tamanho padrão da linha de cache não puder ser enumerado. A mudança marcada para o Linux 6.10-rc2 e a ser retroportada para versões estáveis do kernel é assumir um tamanho padrão de linha de cache de 32 (em vez de 0) se não puder ser enumerado de outra forma pelo processador.
Do lado da AMD, esta semana, a correção urgente para x86 resolve alguns problemas de análise de topologia para processadores AMD Family 15h (Bulldozer) e mais antigos. Uma verificação falha na avaliação do suporte SMT havia prejudicado o suporte para processadores AMD pré-Zen.
As correções x86 desta semana agora aguardam serem puxadas antes do lançamento do kernel Linux 6.10-rc2 ainda hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário