FERRAMENTAS LINUX: Kernel Linux 6.11: Novos Recursos para Reproduzir Erros de GPU da Intel

sábado, 15 de junho de 2024

Kernel Linux 6.11: Novos Recursos para Reproduzir Erros de GPU da Intel

 


Nesta semana, foi submetido ao DRM-Next o conjunto principal de patches drm-intel-gt-next, visando o kernel Linux 6.11. 

A atualização mais notável para a próxima versão do kernel é a habilitação de um novo recurso de replay de hardware, destinado a melhorar a reprodução de travamentos de GPU.


Novo API de Espaço do Usuário

O kernel Linux 6.11 para o driver gráfico do kernel da Intel adicionará uma nova API de espaço do usuário. Esta API permitirá o upload de estados de contexto personalizados para reproduzir capturas de estado de erro de travamento de GPU. O recurso de replay de hardware será utilizado pelo driver Intel Mesa, que fará uso da nova API de espaço do usuário para submeter o estado a ser reproduzido posteriormente no hardware gráfico da Intel.


Facilitando a Reprodução de Travamentos de GPU

Esta melhoria facilitará o processo para os desenvolvedores de drivers da Intel na reprodução de travamentos de GPU experimentados em hardware real. Até agora, eles conseguiam fazer isso apenas usando simulações, que tinham limitações na reprodução dos travamentos de hardware. 

Essa nova solução deve proporcionar resultados melhores. No entanto, como este recurso é destinado apenas para desenvolvedores Intel/Mesa, a nova API de espaço do usuário está oculta atrás de uma opção Kconfig e chaves de habilitação em tempo de execução. A opção Kconfig é DRM_I915_REPLAY_GPU_HANGS_API e a opção do módulo "i915.enable_debug_only_api" precisa ser habilitada em tempo de execução.


Correções e Atualizações Adicionais

A solicitação de pull no drm-intel-gt-next desta semana também inclui correções para travamentos do Meteor Lake, outras correções para DG2, Meteor Lake e Arrow Lake, além de outras atualizações de código. Espera-se que todas essas melhorias levem a uma experiência mais livre de bugs para os clientes da Intel no Linux, com os desenvolvedores sendo capazes de reproduzir e resolver melhor os travamentos de hardware.


Conclusão

O desenvolvimento contínuo do kernel Linux 6.11 promete trazer avanços significativos para a reprodução de erros de GPU nos drivers da Intel. Com a nova API de espaço do usuário e o recurso de replay de hardware, os desenvolvedores terão ferramentas mais eficazes para lidar com os travamentos, resultando em um ambiente mais estável e confiável para os usuários finais. Fique atento às próximas atualizações para aproveitar esses novos recursos.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário