O NumPy 2.0 foi lançado no domingo, após um ano de desenvolvimento, marcando o primeiro grande lançamento desde 2006.
Apesar de trazer algumas quebras de API/ABI, o NumPy 2.0 oferece novas funcionalidades e melhorias de desempenho significativas.
Melhorias de Desempenho no NumPy 2.0
Um dos aspectos mais interessantes em termos de desempenho é que as funções de ordenação do NumPy 2.0, como sort, argsort, partition e argpartition, estão muito mais rápidas do que antes.
O NumPy agora utiliza a biblioteca x86-simd-sort da Intel e a Highway da Google para alcançar grandes aumentos de velocidade na nova versão do NumPy.
Aproveitando a x86-simd-sort e a Google Highway
Em artigos anteriores no Phoronix, foi abordado o potencial de desempenho massivo da x86-simd-sort, com ordenações muito mais rápidas graças ao uso do AVX-512 e outros recursos modernos de ISA.
A Highway da Google também contribui com SIMD portátil em termos de desempenho, com despacho em tempo de execução. A Highway ajuda não apenas a direcionar AVX2 e AVX-512, mas também muitos sub-alvos de famílias de processadores, RISC-V RVV, ARM NEON e outros processadores.
Novas Funcionalidades do NumPy 2.0
Além das melhorias de desempenho, o NumPy 2.0 também introduz o opt_func_info como uma nova API de rastreamento e introspecção para sondar kernels específicos de hardware disponíveis e despachá-los.
O NumPy 2.0 traz ainda uma nova dtype de string de comprimento variável chamada "StringDType", muitas melhorias em strings, suporte para float32 e longdouble nas funções FFT do NumPy, além de outras adições às APIs C e Python.
Downloads e Mais Detalhes
Para downloads e mais detalhes sobre o NumPy 2.0, visite o site NumPy.org.
Conclusão
O lançamento do NumPy 2.0 marca um avanço significativo para a biblioteca, trazendo não apenas melhorias de desempenho substanciais, mas também novas funcionalidades que ampliam suas capacidades. Com essas inovações, o NumPy 2.0 está pronto para continuar sendo uma ferramenta essencial para a comunidade científica e de engenharia de dados.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário