Os patches para as CPUs Intel e AMD prometem uma aceleração de até 162% na criptografia e descriptografia AES-GCM com os processadores modernos da Intel e AMD.
Essas melhorias estão previstas para serem introduzidas no ciclo do Kernel Linux 6.11. Eric Biggers, do Google, está liderando esses aprimoramentos significativos de desempenho.
Após trabalhar recentemente em um desempenho muito mais rápido do AES-XTS para CPUs modernas da Intel e AMD, que foi incorporado ao Linux 6.10, Biggers direcionou seus esforços para melhorar a performance do AES em Modo Galois/Counter (AES-GCM). Este trabalho se concentra nas implementações VAES e AVX-512/AVX10 do AES-GCM, visando um ganho de desempenho de até 162%.
Além da nova implementação otimizada para VAES e AVX-512/AVX10, a versão otimizada do AES-GCM usando AES-NI foi reescrita. As melhorias de desempenho demonstradas por Biggers são notáveis tanto para a criptografia quanto para a descriptografia. As principais implementações otimizadas são:
A notícia mais recente é que o trabalho foi incluído no cryptodev. Com isso, entrando agora na árvore de desenvolvimento do subsistema de criptografia, espera-se que seja submetido para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.11 em julho.
>
As melhorias de desempenho para a criptografia e descriptografia AES-GCM com processadores Intel e AMD modernas representam um avanço significativo. Com um ganho de até 162%, estas otimizações, lideradas por Eric Biggers, demonstram o potencial das implementações VAES e AVX-512/AVX10. A inclusão no Linux 6.11 marca um passo importante para a eficiência e segurança dos sistemas baseados em Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário