O Raspberry Pi 5 traz uma inovação significativa com o RP1, um design de silício desenvolvido internamente para a southbridge deste computador de placa única.
Atualmente, o driver RP1, mantido pela equipe do Raspberry Pi, está disponível apenas no kernel downstream. No entanto, um engenheiro da SUSE está trabalhando para adaptar esse driver para que ele possa ser eventualmente incluído no kernel Linux upstream.
Andrea della Porta, da SUSE, tem se dedicado a integrar mais suportes do Raspberry Pi 5 no kernel Linux mainline. Em alguns casos, isso envolve reescrever o código downstream mantido pelos desenvolvedores do Raspberry Pi. No mês passado, Andrea postou patches para que o kernel mainline pudesse inicializar no Raspberry Pi 5, com a mudança mais recente focada no suporte à southbridge RP1.
A southbridge RP1 do Raspberry Pi oferece várias funcionalidades impressionantes:
- Quatro pistas de PCI Express 2.0
- Controlador MAC Ethernet Gigabit
- Dois controladores host USB 3
- Portas SDIO duplas / eMMC
- Dois transceptores MIPI
- Um DAC de vídeo
- Periféricos de baixa velocidade
- Saída de áudio PWM
Mais detalhes sobre o RP1 podem ser encontrados na documentação oficial do Raspberry Pi.
Andrea publicou um pedido de comentários sobre os preparativos para a reestruturação do driver downstream do RP1, com o objetivo de torná-lo apto para o upstream. Aqueles interessados nas discussões técnicas sobre a criação de um driver RP1 adequado para o upstream podem conferir essa thread na lista de discussão do kernel.
Em resumo, parece que ainda levará alguns meses até que todos os componentes do Raspberry Pi 5 funcionem perfeitamente em uma versão do kernel Linux mainline. O progresso contínuo nesses esforços de upstreaming é vital para garantir que a comunidade do Linux possa aproveitar ao máximo as novas funcionalidades oferecidas pelo Raspberry Pi 5.
Com esses desenvolvimentos, o futuro do Raspberry Pi 5 parece promissor, com melhorias contínuas e maior compatibilidade com o kernel Linux mainline, beneficiando desenvolvedores e entusiastas de tecnologia em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário