Embora os processadores Intel Panther Lake não sejam esperados antes de meados de 2025, os engenheiros da Intel responsáveis pelo Linux de código aberto já têm grande parte do suporte para Arrow Lake e Lunar Lake em ordem.
A principal área ainda em desenvolvimento para Lunar Lake é a gráfica Xe2. Entretanto, o trabalho no suporte para Panther Lake está lentamente começando.
Primeiros Passos para o Suporte de Áudio Panther Lake no Linux
Na última semana, foi incluído no subsistema de som do kernel, na seção "for-next" do código, o suporte inicial de áudio para as plataformas Panther Lake. Esse suporte de áudio para Panther Lake será incorporado ao próximo ciclo do Linux 6.11.
Progresso e Expectativas para o Suporte ao Panther Lake
Este é apenas o começo da integração do Panther Lake no Linux, com muito mais código esperado nos ciclos de kernel seguintes. A habilitação do suporte de áudio para o Panther Lake requer apenas um novo ID de dispositivo PCI (0xe428) no driver Intel HDA.
Com a configuração DSP da Intel para o Sound Open Firmware (SOF), está seguindo os mesmos caminhos de código do Lunar Lake.
Portanto, este é um pequeno começo no trabalho de habilitação do Panther Lake para o kernel Linux antes do lançamento do produto no próximo ano.
Patches de Áudio para o Intel Panther Lake
Os patches de áudio "PNL" do Intel Panther Lake estão no branch "for-next" do repositório Git do sound.git, aguardando a abertura da janela de fusão do Linux 6.11 em meados de julho.
Conclusão
A integração do suporte de áudio para Intel Panther Lake no Linux é um marco importante, iniciando um processo que trará avanços significativos nas capacidades de hardware suportadas pelo kernel. Com a adição do suporte inicial de áudio, a base está sendo lançada para futuras integrações que acompanharão o lançamento desses novos processadores da Intel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário