O desenvolvedor de kernel e consultor Johan Hovold passou os últimos dois anos trabalhando na melhoria do suporte a laptops ARM Linux, com foco especial no Lenovo ThinkPad X13s equipado com SoC Qualcomm.
Este esforço, financiado pela Arm, resultou em um suporte upstream satisfatório para o kernel do ThinkPad X13s. Agora, este projeto de laptop ARM Linux foi concluído, mas estabelece uma base sólida para futuras melhorias.
Conclusão do Projeto no Linaro Connect
No mês passado, Johan Hovold apresentou no Linaro Connect o encerramento deste projeto. No final, todas as principais peças de suporte para o ThinkPad X13s foram integradas ao kernel do Linux. Desde o Linux 6.5, o ThinkPad X13s é "totalmente utilizável" nas compilações do kernel mainline.
Suporte Upstream para ThinkPad X13s
Tanto a Arm quanto a Qualcomm financiaram este esforço de suporte ao laptop ARM Linux. Este trabalho resultou em um grande sucesso, com o ThinkPad X13s, alimentado pelo Snapdragon 8cx Gen3 SoC, provando ser bastante popular.
Ao longo das versões do kernel Linux 6.x, todos os principais recursos foram habilitados, incluindo suporte a áudio e GPU, que foram alguns dos maiores desafios, e que finalmente chegaram no Linux 6.5.
No entanto, ainda há alguns elementos de suporte pendentes, como a câmera web, áudio DisplayPort, eDP PSR, aceleração de vídeo e otimizações de desempenho/energia.
Áreas Futuras para Exploração
Há várias áreas adicionais que podem ser exploradas no futuro, incluindo:
- Hibernação do Sistema
- Estados de Energia Mais Baixos
- Habilitação do Trusted Platform Module
- Ajuste de Térmica
- Teclas de Atalho do Teclado
Conclusão e Recursos
Aqueles que estão curiosos sobre este esforço de dois anos para habilitar o ThinkPad X13s no kernel mainline do Linux e impulsionar o ecossistema de laptops ARM Linux como um todo podem ver a apresentação do Linaro Connect em Madrid. Johan Hovold também possui um Wiki no GitHub para quem estiver interessado em mais detalhes sobre o suporte ao X13s.
O projeto não apenas beneficiou o ThinkPad X13s, mas também estabelece uma base promissora para o futuro dos laptops ARM com Linux, destacando o potencial crescente desse ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário