Engenheiros da Qualcomm postaram no domingo patches para habilitar a GPU Adreno X1-85 no driver MSM DRM.
A GPU Adreno X1-85 está presente no SoC Snapdragon X Elite, que alimenta diversos novos laptops ARM com Windows, embora o suporte para Linux continue amadurecendo também para essas plataformas.
Contribuições dos Engenheiros da Qualcomm
O engenheiro da Qualcomm, Akhil Oommen, publicou os patches para a GPU Adreno X1-85 para habilitar os gráficos acelerados no muito aguardado SoC Snapdragon X1 Elite.
De forma empolgante, os patches do driver MSM DRM confirmam que, com este código, o Mesa já pode funcionar com essa GPU ao adicionar o suporte necessário para o ID do chip. Akhil observou:
"X1-85 tem foco principal em dobrar a frequência do clock central e a largura de banda. Possui um trilho gráfico MX (gmxc) colapsável dedicado para alimentar as memórias e dobrar o número de canais de dados para melhorar a largura de banda para DDR.
Mesa já possui os elementos necessários para suportar essa GPU. Conseguimos iniciar o desktop Gnome hardcoding "0xffff43050a01" como chipid. Além disso, verificamos o glxgears e o glmark2.
Temos planos de adicionar o novo suporte ao chipid no Mesa nas próximas semanas, mas esses patches podem ser incluídos imediatamente para serem adicionados no v6.11.
Esta série está rebaseada no topo do v6.10-rc4. P3 é cherry-picks limpo em qcom/for-next."
Esperanças para a Janela de Mesclagem do Linux 6.11
Embora ainda não esteja em fila, a esperança é que esse suporte ao driver do kernel para a GPU Adreno X1-85 seja mesclado para a próxima janela de mesclagem do Linux 6.11.
Esta é uma boa notícia para aqueles que desejam usar o Snapdragon X Elite com Linux.
Não houve comentários sobre o desempenho atual da GPU Adreno X1-85 com MSM + Mesa ou como ela se compara ao Windows.
Por enquanto, esse suporte ao driver gráfico do kernel pode ser encontrado na lista de discussão dri-devel.
Esforços da Qualcomm para Suporte ao Snapdragon X Elite no Linux
Isso se alinha com outros esforços da Qualcomm para suportar o Snapdragon X Elite no Linux. Além de todos os laptops ARM com Windows que estão chegando ao mercado, a TUXEDO Computers pelo menos está trabalhando em um laptop Linux que deverá ser lançado em 2024.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário