Com o lançamento do Ubuntu 24.10 previsto para outubro, uma das mudanças planejadas é o uso do Wayland como padrão em vez do X11 para a sessão de desktop quando se utiliza drivers gráficos da NVIDIA.
O driver gráfico proprietário da NVIDIA tem sido o obstáculo para que o Ubuntu aderisse à sessão GNOME X.Org pronta para uso, ao invés do Wayland, como tem sido o padrão nos últimos lançamentos com outras GPUs/drivers.
Porém, para o Ubuntu 24.10, o plano é superar essa barreira para a NVIDIA, já que seu driver oficial agora tem suporte muito melhor para Wayland e amadureceu significativamente.
Com o próximo driver NVIDIA R555 atingindo a estabilidade em breve, o suporte ao Wayland está em ótima forma, com recursos como sincronização explícita prontos para uso.
Implementação da Mudança
Daniel van Vugt, da Canonical, fez a mudança na semana passada para o gerenciador de sessão GDM, removendo patches que preferiam o X11 para que os usuários do NVIDIA Linux agora encontrem o Wayland como padrão.
As notas de atualização do pacote GDM 46.0-2ubuntu2 incluem:
Remoção das regras específicas do Ubuntu que tornavam o Xorg padrão para a NVIDIA.
Atualização do patch "Revert-data-Disable-GDM-on-hybrid-graphics-laptops-with-v.patch" para garantir que os drivers NVIDIA 5xx sempre utilizem o Wayland como padrão, a menos que haja uma razão mais forte para não funcionar (como o modeset desabilitado na linha de comando do kernel).
Atualização da descrição do patch com uma justificativa mais recente.
Expectativas para o Ubuntu 24.10
O Ubuntu 24.10 será lançado com o GNOME 47, juntamente com uma série de outras atualizações para esta versão pós-LTS.
Esta mudança marca um avanço significativo na integração do Wayland como padrão, oferecendo uma experiência de usuário mais fluida e eficiente, especialmente para aqueles que utilizam drivers gráficos da NVIDIA. Para saber mais leia as notas de atualização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário