FERRAMENTAS LINUX: Fim da Mandriva

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Fim da Mandriva


Adeus Mandriva.
A Mandriva fecha as suas portas hoje. É isso mesmo a Mandriva que era formada pelas junção das distribuições Mandrake Linux e Conectiva Linux está fechando as suas portas hoje.

Para os usuários que usam Linux há um certo tempo (eu me incluo na lista) , conhecíamos essa distribuição.
Hoje dia 27 de maio de 2015 a Empresa Francesa Mandriva fechou as suas portas e foi colocada a venda, para maiores informações visite o site societe.com.

Um dos grandes marcos dessa distribuição é que além de ser baseado nas distros Mandrake Linux e Conectiva ele foi a primeira distribuição baseada no Red Hat Linux. O tempo de vida da empresa era de 16 anos e eles tinham entre 10 e 19 funcionários. A empresa em  2013 teve um faturamento de 600 mil dólares, segundo informações, mas ela não conseguiu ter essa rentabilidade no ano passado motivo este que resultou no fechamento da empresa.

Segundo informações que circulam a comunidade em geral, nos últimos anos muitos funcionários saíram da empresa para participar da organização sem fins lucrativos Fundação Mageia, que oferece o sistema operacional Mageia que é um fork do Mandriva Linux.


Jean Manuel Croset, o CEO da Mandriva, atualizou as informações no site do societe.com com uma nota que a empresa estava em vias de ser liquidada. Localizado em Paris, França, Mandriva era especializada na indústria de software e sistema de rede.

O Blog Ferramentas Linux Lamenta essa notícia, pois a Mandriva  teve uma parte muito importante na história do início do mundo GNU/Linux e essa distribuição foi a responsável pela migração de muitos usuários do software  proprietário para o Mundo do software livre.

Sabemos que o Mandriva vive em dois projetos que são o Mageia e o Open/Mandriva que estão tentando promover a distribuição Mandriva para a nova geração de usuários Linux de uma forma mais simples ainda.


Gostou do post? compartilhe. e deixe um comentário.
Até a próxima !        

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário