O EdgeDB 5.0, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, traz melhorias e novos recursos. O destaque é a transição para um modelo de “ramificação” dinâmico, semelhante aos sistemas de controle de versão.
O driver Mesa NVK agora suporta o cache de pipeline implícito, melhorando o desempenho, especialmente no DXVK. Isso é ótimo para os jogadores do Steam Play Linux que usam o driver NVK.
A extensão pgvector atualizada agora inclui suporte para índices Hierarchical Navigable Small Worlds (HNSW), melhorando o desempenho das operações vetoriais.
O EdgeDB 5.0 também apresenta melhorias em seu mecanismo de autenticação, incluindo opções sem senha, como WebAuthn e “links mágicos” baseados em e-mail, juntamente com suporte OAuth para a plataformas como Slack e Discord.
As otimizações de desempenho também foram aprimoradas no EdgeDB 5.0, com melhorias como cache de compilação de consulta persistente e manipulação mais eficiente de grandes esquemas e migrações.
Para adotar o EdgeDB 5, use a versão de pré-lançamento “5.0-rc.1”. A atualização de projetos existentes é simples, com comandos para atualizar instâncias locais e baseadas em nuvem. O EdgeDB 5.0 suporta apenas o PostgreSQL 16 ou superior. Para obter informações detalhadas, visite o anúncio de lançamento.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário