FERRAMENTAS LINUX: Novas correções de estado P podem impulsionar o desempenho dos gráficos da Intel sob algumas condições

quarta-feira, 28 de março de 2018

Novas correções de estado P podem impulsionar o desempenho dos gráficos da Intel sob algumas condições





Confira!!


Francisco Jerez, da equipe de drivers gráficos Linux de código aberto da Intel, não publicou novos patches de drivers DRM hoje, mas patches de drivers CPUFreq / P que podem realmente ajudar a Intel em algumas condições e especialmente nas plataformas Intel de baixo consumo. 

O conjunto de nove patches visa fornecer melhorias de eficiência de energia ligadas à GPU para o driver de escala de frequência da CPU Intel P-State. Ao usar o controlador P-State não-hardware do driver de escala de freqüência da CPU da Intel em plataformas de menor consumo como Broxton, foi descoberto um problema de eficiência energética. Francisco explicou: " Sob carga pesada do IO carregar o controlador de corrente tende a aumentar as freqüências até o turbo máximo, em parte devido ao impulso de espera do IO, parcialmente devido à curva de resposta de freqüência do controlador de corrente, que faz com que as freqüências de rampa subam e desçam repetidamente para qualquer carga oscilante ( pense em gráficos, áudio ou disco IO quando algum deles se torna um gargalo), aumentando severamente o uso de energia em relação a um controlador (equivalente a taxa de transferência) capaz de fornecer a mesma frequência média sem flutuação. A melhoria da eficiência energética foi observada na ordem de 20% via RAPL, mas espera-se que varie substancialmente entre as cargas de trabalho. " 







Após uma rodada de ajustes e um novo controlador de filtragem de baixa freqüência para processadores da Intel como o Broxton, os resultados parecem bastante positivos: 
O impacto mais óbvio desta série provavelmente será a melhoria geral no desempenho gráfico em sistemas com um IGP integrado ao pacote do processador (embora no momento isso só seja habilitado no BXT +), porque o orçamento do TDP compartilhado entre CPU e GPU pode freqüentemente tornar-se um fator limitante em dispositivos de baixa potência. Em dispositivos fortemente ligados a TDP, esta série melhora o desempenho de praticamente qualquer renderização gráfica não-trivial por uma quantidade significativa (da ordem da melhoria de eficiência energética para essa carga de trabalho, presumindo que a otimização não fez com que ela se torne não-TDP) . 

Veja [1] - [5] para números detalhados, incluindo vários benchmarks de gráficos e uma amostra do rastreador de sistema diário Phoronix. Alguns benchmarks gráficos populares como o G_xhattan gl_manhattan31 e o gl_4 melhoram entre 5% e 11% nos nossos sistemas.

Mais detalhes sobre esses patches do P-State em desenvolvimento através da lista de discussão . Certamente será interessante ver o quanto mais eles podem empurrar / ajustar isso e quão bem ele funcionará em outras plataformas da Intel também.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário