Confira!!
Uma das adições que estamos ansiosos para ver no kernel principal do Linux em 2018 é o WireGuard . O WireGuard é o túnel VPN de código aberto, orientado para o desempenho e seguro. O WireGuard é projetado para ser executado dentro do kernel do Linux, mas também foi portado para outras plataformas.
O WireGuard ainda não chegou ao kernel principal do Linux, mas parece que ainda há boas chances de fazê-lo em 2018. Curioso sobre o estado, perguntei ao principal desenvolvedor da WireGuard, Jason Donenfeld, esta semana. informou que está preparando o (s) patch (es) para revisão e que não esperará muito tempo antes que isso aconteça. É claro que seguir o processo de revisão é quando ele pode ser integrado ao kernel Linux na próxima janela de mesclagem disponível (ele não deu nenhuma indicação explícita, mas se isso acontecer neste ano, isso significaria o Linux 4.19 ou Linux 5.0).
Donenfeld tem o port do WireGuard para Android trabalhando agora em todos os dispositivos Android e pode fazer uso do módulo do kernel Linux, se presente. Também há portas macOS, FreeBSD e OpenBSD em boa forma.
Algumas das melhorias gerais da WireGuard incluem recentemente otimizações para a arquitetura MIPS que é comum a muitos dispositivos incorporados, bem como um trabalho de desempenho mais amplo. Donenfeld também possui um port para o Windows do WireGuard em andamento.
Também foi apontado que a WireGuard foi endossada por um senador dos EUA esta semana em uma carta ao Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Essa carta está incentivando o uso de VPNs seguras para o governo, em vez das opções existentes de IPsec e OpenVPN. O senador Ron Wyden, democrata do Oregon, recomenda especificamente "novas tecnologias de VPN de código aberto como a WireGuard ... Agora, a WireGuard está sendo incorporada ao sistema operacional Linux, um sinal claro de seu amplo apoio nos setores de tecnologia e segurança".
Wyden parece ser apenas um político vitalício sem muita experiência técnica, mas um endosso interessante para a WireGuard.
Aqueles que querem saber mais sobre o WireGuard podem fazê-lo em WireGuard.com .
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário