FERRAMENTAS LINUX: As mudanças de DRM que vêm com o kernel Linux 4.19

quarta-feira, 25 de julho de 2018

As mudanças de DRM que vêm com o kernel Linux 4.19




Confira!



Com o corte do novo material de recurso para DRM-Next à frente do ciclo do Linux 4.19 chegando ao fim, aqui está uma visão geral das proeminentes mudanças do Direct Rendering Manager (DRM) na placa para esta próxima versão do kernel.

Se você está atrasado em sua leitura do Phoronix, os destaques do DRM para o Linux 4.19 incluem em grande parte:

- O driver de Configuração de Modo do Virtual Kernel é mesclado . O VKMS é um driver de trabalho em andamento, mas é um bom começo para sistemas headless e outros casos de uso interessantes.

- Suporte ao mecanismo JPEG VCN para "Video Core Next" (VCN) como atualmente apresentado no hardware Raven Ridge.

- Suporte inicial ao PowerPlay para o hardware GCN 1.1 da AMDGPU Sea Islands "CIK", outro passo para obter o AMDGPU DRM habilitado por padrão sobre o Radeon DRM para essas GPUs GCN de segunda geração.

- Suporte ao modo "stutter" da AMDGPU para APUs Raven Ridge . O modo de intermitência é um recurso de economia de energia em torno do FIFO da tela e seu manuseio de memória.

- Várias melhorias no gerenciamento de energia, incluindo suporte a Raven Ridge "GFXOFF", para que seja possível desativar o mecanismo gráfico nesses APUs quando não for necessário. Existem também outras melhorias relacionadas ao vídeo Raven / DCN.

- Suporte a páginas enormes do Intel GVT vGPU para VMs convidadas.

- Suporte a páginas somente leitura GTT  e (separadamente) suporte a Compactação de Exibição de Fluxo para hardware gráfico Intel "Gen 11" Icelake. O suporte a gráficos do Icelake continuou a ser aprimorado para o kernel do Linux 4.19 e está começando a entrar em forma bem antes do lançamento desses CPUs, sucedendo a Cannonlake.

- Suporte a Intel Broxton GVT-g .

- Intel PSR corrige o suporte de Atualização Automática do Painel junto com uma variedade de outras correções como eDP, detecção de GPU mais rápida e correções de reinicialização da GPU .

- O driver NVIDIA "Nouveau" de código aberto não tem muitas alterações, mas existem algumas correções DisplayPort MST, bem como algumas correções em relação ao re-clock dos laptops PRIME.

-Suporte para HDMI CEC para adaptadores DisplayPort / USB-C para HDMI compatíveis .

O desenvolvimento de kernel  Linux 4.19 iniciará oficialmente em agosto com a abertura da janela de mesclagem seguindo o kernel estável do kernel Linux 4.18 nas próximas duas ou mais semanas.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário