FERRAMENTAS LINUX: O GNU Linux-Libre 4.18 Kernel lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade Search...

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O GNU Linux-Libre 4.18 Kernel lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade Search...



É baseado na série de kernel do Linux 4.18



Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 4.18 para usuários de Linux que buscam 100% de liberdade para seus computadores pessoais.

Seguindo os passos da recentemente lançada série Linux 4.18, o kernel GNU Linux-libre 4.18 agora está disponível para aqueles que não querem executar nenhum firmware proprietário em seu sistema operacional baseado em Linux ou no sistema operacional GNU.

Incluindo praticamente os mesmos novos recursos e aprimoramentos do kernel 4.18 do Linux, o kernel GNU Linux-libre 4.18 limpa os novos drivers de tela sensível ao toque psp-dev crypto e icn8505, remove o driver atom do isp e ajusta vários outros.

Além disso, os desenvolvedores também ajustaram o script de verificação de verificação para pesquisar se algum componente, como algumas novas interfaces de carregamento de firmware, como firmware_request e firwmare_request_nowarn, estão procurando e solicitando software proprietário.

"O firwmare_request_nowarn é uma das novas interfaces, e quase parece que poderíamos usá-lo, já que ele não registra nenhum erro se o firmware não estiver lá, mas ele ainda procura e pede Software não-Livre, então eu decidi para desativá-lo apenas como request_firmware ", disse Alexandre Oliva.


Um kernel para um sistema operacional 100% livre

Se você é uma daquelas pessoas que querem executar um sistema operacional 100% livre sob o capô de seus computadores pessoais, você pode fazer o download do kernel GNU Linux-libre 4.18 e compilá-lo para sua arquitetura de hardware e distribuição GNU / Linux favorita.

Mas se você não se importa se você está executando código proprietário sob o capô do seu PC ou se você não tem escolha a não ser usar drivers não livres para o seu hardware, recomendamos baixar e instalar o kernel Linux 4.18.1 mais recente do kernel .org ou aqui.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário