Diferente do Xorg e até mesmo em certos pontos do Wayland, o Mir, servidor gráfico que a Canonical vem desenvolvendo para o novo Unity, tem como objetivo ser maleável (no sentido literal) e "reversível", pois as aplicações que rodam no seu computador poderão rodar também no seu Smartphone uma vez que o sistema será o mesmo para ambos.
O desafio maior é tornar todas as aplicações escaláveis para telas de tamanhos diferentes não é definitivamente algo simples mas finalmente temos algumas amostras do que será feito, muitos bugs ainda acontecem como você verá no vídeo mas é algo normal para este estágio de desenvolvimento.
Quer queira ou não o Mir gera desconfiança, assim como o novo Unity, todos estão esperando para poder usar ambos e ver na prática se serão realmente tão bons como prometem, é um risco assumido pela Canonical, gerar muita expectativa e acabar decepcionando deve ser uma coisa levada muito a sério.
Agora só nos resta observar para vermos até que ponto o Mir poderá ser útil para o desempenho do computador, como será a sua compatibilidade com placas de vídeo e coisas do tipo.
Ainda não há uma data de lançamento, mas algo me diz que não veremos essa interface como padrão do Ubuntu até o final do próxima ano.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário