Muitos ainda não devem saber mas o Linux tem muito potencial para o cinema, os principais programas que são usados pelos grandes estúdios de Hollywood usam o Linux para fazer as suas edições nos seus filmes os filmes são muitas vezes tandem renderizados em servidores Linux. Um dos principais programas para fazer efeitos especiais é o Nuke da empresa britânica The Foundry.
O Nuke é uma das referência na hora de fazer efeitos especiais, para se ter uma ideia da capacidade do software, um dos filmes que eu mais gostei na vida "Interstellar" foi produzido com o Nuke, inclusive a representação de um buraco negro feita no filme foi considerada a melhor da história até o momento.
Um programa open source semelhante ao Nuke é o Natron, você pode ver mais informações sobre ele neste link, nele você também encontra um tutorial básico para usar o programa.
O Nuke é um software pago mas você pode baixar gratuitamente a versão Non-Commercial para estudar, ou ainda baixar a versão trial por 15 dias, a versão completa custa 10 mil dólares por ano aproximadamente, podendo variar de acordo com a licença.
Baixe o Nuke no site oficial clicando aqui.
Aprendendo a usar o Nuke e o Natron
Encontrei uma série de tutoriais em português sobre o Nuke e que servirão de base para quem deseja usar o Natron também, uma vez que a mecânica é semelhante, se você está acostumado a editores e compositores que usam trilhas, como o After Effects, pode demorar um pouco para você entender como os programas funcionam através dos Nodes, mas aqui tem vários aulas para você ficar craque em composição de vídeo.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário