FERRAMENTAS LINUX: IBM Power Systems usa o Ubuntu na cura contra o Câncer

terça-feira, 15 de setembro de 2015

IBM Power Systems usa o Ubuntu na cura contra o Câncer






Dificilmente alguém pensaria em encontrar um servidor IBM ajudando um PH.D. no combate ao câncer e isso é só um caso, O fato de usar o Ubuntu também não deve ser surpresa nenhuma.

O   IBM Power Systems são servidores  poderosos e relativamente baratos, dado o que eles oferecem. Eles são comumente encontrados em ambientes de negócios, mas não há nada que os impeça de trabalhar em outros ambientes também, como na pesquisa médica.
É também um fato bem conhecido que a maioria dos servidores lá fora estão executando alguma forma de uma distribuição GNU/Linux. Ubuntu é um dos mais famosos, mas SUSE também vem com suporte para o IBM Power Systems, e há alguns outros também. Em qualquer caso, é bom para ver que poderosos servidores GNU/Linux  estão sendo usado para fins científicos.

Jeffrey Cassidy é um Ph.D. na Universidade de Toronto ECE e ele está trabalhando em vários projetos. Um desses projetos envolve a “acelerar simulações para um melhor tratamento fotodinâmico do câncer”, e você realmente precisa de algumas soluções poderosas para isso.
“O Edward S. Rogers Sr. do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (ECE), da Universidade de Toronto, por exemplo, utiliza a tecnologia Power Systems para colaborar com as empresas farmacêuticas e de vários centros médicos para melhorar a terapia fotodinâmica (PDT) para tratamento de câncer. Neste caso, ele está usando um gate array (FPGA) um chip programável em campo ligado à IBM Power8* Coherent Accelerator interface do processador (CAPI) para acelerar simulações clínicas PDT”, a nota encontra-se no endereço www.ibmsystemsmag.com.
Os próprios servidores estão rodando Ubuntu, o que de alguma forma faz com que todo este esforço ainda melhor. Na verdade, a Canonical anunciou uma parceria com a IBM para Power8, por isso não é realmente uma surpresa.

Assista Jeffrey Cassidy explicando como a tecnologia está permitindo o Power8 ajudar na terapia fotodinâmica do câncer:



Maiores informações aqui.

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário