FERRAMENTAS LINUX: Red Hat pretende consoldar a sua liderança no mercado de Linux

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Red Hat pretende consoldar a sua liderança no mercado de Linux





Para a surpresa de muita gente, no dia 4 de Novembro foi feito uma publicação no site da empresa Red Hat, que seria a parceria com a Microsoft, ao contrário do que aconteceu com a Canonical/Ubuntu, desta vez a Microsoft achou uma empresa que segundo a nota publicada pela mantenedora do projeto Fedora, vai caminhar na mesma linhagem de negócios que a Microsoft, em especial em seu serviço o Azure.


Até então, tínhamos visto a parceria Microsoft, Red Hat e Azure indicar o Ubuntu, porém  o jogo virou agora e ela fechou com a Red Hat. Esse negócio parece ser  muito promissor para duas empresas e  esta gerando uma enorme confusão em sites que tratam de assuntos em torno de patentes. Em especial o site FOSSPatents, onde o famoso Florian Mueller e autor do blog supracitado faz algumas afirmações pertinentes e até forte demais. O site tem mais de 16 mil seguidos no Twitter e é um site formador de opiniões para quem gosta de estar ligado no que diz respeito a patentes.


Abaixo vamos conferir um trecho da sua postagem


"Eu venho dizendo há anos que a Red Hat é absolutamente hipócrita quando se trata de patentes. Ela tem uma história de alimentar trolls de patentes enganando a comunidade open source. Não há garantia de que todos os seus negócios realmente cumprem a GPL.
Às vezes eu gosto das posições que a Red Hat adota no que diz respeito a patentes, eu tenho a impressão de que esses documentos foram escritos principalmente na intenção de criar uma aparência de defesa a causa FOSS. E que é somente de fachada.
O fato da questão é que a Red Hat pretende ser uma das principais beneficiárias da bagunça das patentes de software.
A Red Hat é grande o suficiente para que ela possa fazer os trolls ir embora, pagando-os, dando-lhes fundos e legitimidade para ir atrás de outras empresas, incluindo outras empresas de código aberto.
A Red Hat também tem acumulado uma certa quantidade de patentes ao longo dos anos, o que o coloca em uma posição melhor do que os desenvolvedores de código aberto individuais, e empresas de menor porte afim de retaliar um ataque estratégico feito por um concorrente.


Tudo isso não é nenhuma surpresa quando se considera que a Red Hat sempre esta se aproveitando de alguma coisa. Em termos de suas políticas de produtos e de licenciamento, a Apple pode ser o oposto de uma empresa de “software livre” (não importa o que ele pode fazer em relação a sua linguagem de programação Swift). Mas você tem que conceder-lhes uma coisa: eles não estão enganando ninguém sobre a sua filosofia. Eles nunca sequer tentaram. Eles não pretendem ser uma instituição de caridade. Eles querem ganhar dinheiro, mais do que qualquer empresa. Mas não se podia criar produtos de forma mais independente e, sozinho, do que a Apple.
Em contrapartida, modelo de negócios da Red Hat é parasita (embora alguns gostam de descrevê-lo como eufemisticamente simbiótica). Enquanto a Red Hat tem sido um dos principais contribuintes para o Linux. A Red Hat não é tão honesta como a Apple. “Não quase” pode até ser um eufemismo".



Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário