Sabemos que um computador quântico é algo ainda bem distante de termos em casa. E o computador Quântico era algo digno de filme de ficção cientifica. A NASA já vem desenvolvendo um computador que trabalhe com bits quânticos há um certo tempo, foi só agora, com a ajuda da Google que saiu algo realmente aplicável do papel.
Em um anúncio feito pelos engenheiros da Google, eles disseram que testes foram bem sucedidos com o D-WARE 2X, um computador quântico desenvolvido em parceria com a NASA que conseguiu ser 100 milhões de vezes mais rápido do que um computador comum e isso usando apenas um núcleo.
Para entender o funcionamento de um computador quântico é preciso que você saiba um pouco sobre matemática quântica. e existe um documentário sobre o assunto apresentado pelo popular divulgador científico Brian Greene que trata justamente disse, eu separei o trecho interessante para a explicação de como um computador quântico funcionaria para você.
Veja o documentário abaixo:
A usabilidade de um computador quântico é extremamente abrangente, além de poder ser incrivelmente pequeno, do tamanho de um grão de areia, afinal, praticamente qualquer partícula quântica pode funcionar como um computador, ele ainda seria muito econômico em energia e o mais importante de tudo, conseguiria fazer cálculos com bilhões de variáveis, como calcular com maior exatidão a previsão do tempo, fazer cálculos orbitais e até mesmo fazer previsões sobre o Big Bang ou o final do Universo.
Leia: Linux roda em 99% dos computador mais rápidos do mundo
Esse estudo ainda se encontra em fase inicial, mas esperamos ver ele se difundirem breve, segundo as informações, o D-WARE 2X consegue fazer em um segundo o que um computador tradicional demoraria 10 mil anos para processar. Algo que me fez pensar inclusive no fator segurança, caso muitas pessoas tenham acesso a esse tremendo poder computacional, acho que poucas/nenhuma criptografia seria eficientes contra uma máquina destas.
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário